Ir ao conteúdo

A importância da área Tributária nas empresas

área tributária

Na maioria das vezes o empresário é muito bom no segmento em que ele está inserido, porém muitos deles não dominam totalmente a área tributária.

Para sanar tal deficiência, optam por terceirizar esta questão para um escritório de contabilidade, o que acaba não sendo uma solução ideal.

Vale ressaltar que devido ao grande número de clientes que as contabilidades possuem, fica inviável para um profissional contábil fazer uma análise criteriosa da empresa.

Sendo assim, com raras exceções, estes profissionais calculam as guias que as empresas devem pagar, levando apenas em consideração o regime tributário atual e seu faturamento.

Como diz o sócio da KPMG e líder para a área de impostos, Cecílio Schiguematu, em seu artigo escrito para a revista IstoÉ Dinheiro – Os Benefícios da Governança Tributária – ele faz o seguinte destaque:

“A governança tributária tem grande relevância para a saúde financeira e para a competitividade das empresas, pois age de duas formas importantes: Primeiro, preventivamente, assegurando um nível adequado de compliance, com o objetivo de mitigar riscos de autuação pelo simples descumprimento de uma obrigação fiscal.

Segundo, no planejamento estratégico, no qual se realiza um processo contínuo de avaliação dos impactos fiscais de suas operações. Torna-se, então, cada vez mais evidente a importância de esse tema ser tratado por pessoas com profundo conhecimento, fazendo parte das discussões estratégicas.”

Acredito que você já entendeu que a questão tributária se tornou uma questão de “sobrevivência” para as empresas brasileiras.

Sendo assim, recomendo fortemente que as empresas contratem escritórios de advocacia especializados em direito tributário como um aliado, pois somente desta forma será possível obter os benefícios que esta área oferece e ficarem ainda mais competitivas no mercado.

Abraço!

Alexandre Silva

SOBRE O AUTOR:

Alexandre Silva é formado em Propaganda & Marketing, Bacharel em Direito e Pós-Graduado em Administração de Empresas pela FGV. Mais de 20 anos de experiência profissional, atualmente trabalha em um escritório de advocacia e ajuda pequenas e médias empresas a serem mais competitivas no mercado.

Leia também: Planejamento Tributário – É hora de fazer o seu

Publicado emUncategorized

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *