Advogado tributarista | Por que contratá-lo?

Tempo de leitura: 3 minutos

Afinal, por que o empresário deveria contratar um advogado tributarista para sua empresa?

Na maioria das vezes o empresário é muito bom no segmento em que ele está inserido, porém muitos deles não dominam a área tributária.

Para isso, julgo que a atuação de um advogado tributarista deve ser apreciada.

Por diversas vezes, para sanar tal deficiência, optam por terceirizar esta questão para um escritório de contabilidade, o que acaba não sendo uma solução ideal.

Devido ao grande número de clientes que as contabilidades possuem, fica inviável para um profissional contábil fazer uma análise criteriosa da empresa.

Sendo assim, com raras exceções, estes profissionais calculam as guias que as empresas devem pagar. Levando apenas em consideração o regime tributário atual e seu faturamento.

Visão de um especialista

Como diz o sócio da KPMG e líder para a área de impostos, Cecílio Schiguematu, em seu artigo escrito para a revista IstoÉ Dinheiro: Os Benefícios da Governança Tributária – faz o seguinte destaque:

“A governança tributária tem grande relevância para a saúde financeira e para a competitividade das empresas, pois age de duas formas importantes:

Primeiro, preventivamente, assegurando um nível adequado de compliance, com o objetivo de mitigar riscos de autuação pelo simples descumprimento de uma obrigação fiscal.

Segundo, no planejamento estratégico, no qual se realiza um processo contínuo de avaliação dos impactos fiscais de suas operações.

Torna-se, então, cada vez mais evidente a importância de esse tema ser tratado por pessoas com profundo conhecimento, fazendo parte das discussões estratégicas.”

Acredito que você já entendeu que a questão tributária se tornou uma questão de “sobrevivência” para as empresas brasileiras.

A fragilidade tributária das empresas brasileiras foi exposta com a chegada da pandemia. Mas fica aí a pergunta: o que um advogado tributarista poderia contribuir com a minha empresa?

Pontos apreciados por um advogado tributarista

Abaixo elenca-se alguns pontos que podem ser analisados por um advogado tributarista, como por exemplo:

  • A análise de pagamentos de tributos feitos indevidamente e consequentemente solicitação de recuperação destes frente aos entes tributantes;
  • Planejamento tributário faz com que medidas estratégicas sejam tomadas para diminuição da carga tributária;
  • Orientação jurídica para prevenção de eventuais autuações fiscais.

Estes são apenas alguns dos pontos que podem ser apreciados pelo advogado tributarista e que responde à pergunta inicial do post:

“Por que o empresário deveria contratar um advogado tributarista para sua empresa?”.

Caso a sua empresa esteja passando por um momento difícil a analise tributária pode ser a solução que você procura, a qual geralmente é desprezada, seja por falta de conhecimento ou orientação.

Conclusão

Sendo assim, recomendo fortemente que as empresas contratem advogados tributaristas, pois somente desta forma será possível obter os benefícios que esta área oferece.

Além do mais que isso garante uma vantagem frente aos seus concorrentes.

Espero que ao final deste post, você consiga compreender melhor a importância de um advogado tributarista nas empresas.

Portanto, caso ainda tenha alguma dúvida a respeito entre em contato.

Abraço,

Alexandre Silva

Leia também: Planejamento Tributário – É hora de fazer o seu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *